3 parcerias inusitadas deram muito certo!

Como uma parceria bem feita fez com que um restaurante vendesse 600 pratos de alto ticket em dois meses


Quando o lojista paga a conta dos produtos que comprou na sua loja, o que você faz?

1) Agradece pela compra com um muito obrigado e um sorriso?

2) O acompanha até a porta da loja agradecendo pela compra?

Se a sua loja tem um atendimento excepcional você possivelmente está na segunda opção, mas já pensou se, após receber o pagamento do seu cliente, indicar uma outra loja para que ele possa gastar um pouco mais?

Já imaginou ter como opção para ofertar no “pós venda” umas 20 lojas e indicar umas duas ou três opções para cada cliente (as que forem mais adequadas ao seu perfil)? Com todas estas 20 opções oferecendo algum benefício para que os seus clientes possam ir até elas?

Agora imagina o contrário. Imagina se estas 20 lojas pudessem te indicar depois que seus clientes comprassem alguma coisa com elas? Seria perfeito, não seria?


Quanto mais parceiros, mais fácil atingir a meta no final do mês!

Neste novo mercado, de tremenda competição + recessão, precisamos aproveitar todas as oportunidades possíveis, e tem muito lojista ganhando dinheiro através de indicações entre eles.

Após realizar a compra, o cérebro do cliente está com uma série de hormônios estimulando uma sensação de saciedade e felicidade (Ocitocina, Dopamina e Serotonina), o deixando totalmente apto a receber novas sugestões de compras e aceitá-las com maior facilidade, para que estes hormônios fiquem ainda mais alvoroçados!

E quando isso acontecer em grande escala (e você fizer muitas indicações), o número de clientes que vai começar a entrar na sua loja através de indicações também vai crescer exponencialmente!

E para te dar algumas ideias, vou colocar aqui algumas parcerias inusitadas que pude presenciar nos últimos anos, para te mostrar que o céu é o limite!!! E não fique preso apenas nas parcerias tradicionais, como de loja de roupas X serviços de ajuste de roupas por exemplo.


1) Suplementos alimentares X Loja de Lingerie

Uma loja de Suplementos fez uma parceria com uma loja de Lingerie, onde a cada R$ 200,00 em compras em qualquer uma das lojas, o 

cliente ganhava um presente na outra loja.

Ou seja, se o cliente entrasse primeiro na loja de suplementos, ele já recebia a informação de que, gastando acima de R$ 200,00, ele ganharia um presente na loja de Lingerie, e o contrário também acontecia!

Com isso, as duas operações conseguiam estimular que os seus clientes gastassem mais. Muitas vezes, os clientes tinham escolhidos produtos que, se somados, totalizavam R$ 150,00 / R$ 170,00 e acabavam comprando um pouco mais para completar o mínimo necessário para ganhar o presente da loja parceira.

E ao chegar na loja parceira, além de ganhar o presente (era uma coisa simples, porém, bem legal), acabavam comprando mais coisas!


Uma compra acava levando a outra...

2) Salão de Beleza X Cafeteria

Geralmente nos salões de beleza (masculino e feminino) eles servem um cafezinho, no mínimo. Porém, certa vez presenciei algo que me chamou muito a atenção. O salão era masculino, e não marcava horários e também os cortes eram por ordem de chegada. Porém, o proprietário estava percebendo que em dias de grande movimento, acabavam tendo muitas desistências (e o cliente acabava indo para outro lugar), então, para resolver este problema, ele fez uma parceria com uma cafeteria ao lado que servia gratuitamente um café para cada cliente do salão.

Com isso, os clientes sempre acabavam consumindo alguns outros produtos e gastavam no local. Sem contar que o custo de um café acabava sendo praticamente irrisório, devido ao tanto de clientes e dos seus respectivos gastos nestas visitas. E com isso, a retenção dos clientes aumentou imensamente!

Vale uma parceria com uma choperia, sorveteria e qualquer outo lugar em que o cliente possa se manter por perto, com algum tipo de distração e, preferencialmente, gaste mais no seu parceiro para que, cada vez mais, ele possa oferecer benefícios para seus clientes.


3) Restaurante X Sorveteria

Que tal acabar de almoçar e ganhar uma casquinha para visitar uma sorveteria no mesmo shopping?

Foi justamente esta parceria que rendeu excelentes frutos para dois lojistas no interior de SP.

O lojista do restaurante comprou um lote de 600 casquinhas de uma sorveteria (preço de custo), pagando algo entre R$ 1.00 e R$ 1,50 em cada uma delas, e, para os clientes que comprassem seus pratos de maior ticket (que seu lucro era muito superior ao valor pago), ele dava uma casquinha.

Ou seja, a casquinha virou argumento para que ele pudesse vender seus pratos mais caros, gerando muitas vendas também para a sorveteria, que viu seu fluxo aumentar imensamente! E na maioria das vezes, os clientes faziam “upgrade” e acabavam optando por sobremesas mais caras, como Cascão, Milk Shakes, etc... Além dos grupos de amigos e famílias onde apenas um almoçava neste restaurante e todos iam até a sorveteria para gastar!

Espero que estas ideias possam te estimular a buscar novas e boas parcerias produtivas para o seu negócio!


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