5 excelentes lições que todo lojista precisa aprender com os vendedores de sinal

Se eles podem, você também pode!

Independente da cidade em que você mora, seja uma grande metrópole como São Paulo ou uma cidade do interior com mais de 100 mil habitantes, com certeza já se deparou com alguém vendendo alguma coisa no sinal (semáforo, sinaleira ou farol, dependendo de região onde você mora). 

Devido as palestras e clientes que visito com frequência em outras cidades / estados, tenho tido a oportunidade de ver com frequência esse tipo de "profissional" que, de certa forma, está ganhando sua vida ali. Onde muitos deles ainda fazem a abordagem tradicional mas, alguns deles, estão se destacando pela irreverência na forma de trabalho e estão conseguindo bons resultados com isso.

Então resolvi listar as 5 excelentes lições que todo lojista precisa aprender com esses vendedores de sinal.

1) Faça parcerias:

Já diz o ditado, se você quer ir rápido, vá sozinho, mas se quer ir longe, vá acompanhado.

Este caso eu vi pessoalmente na cidade de Belo Horizonte / MG. O vendedor fez parceria com uma Papelaria, para fazer uma embalagem um pouco melhor e até com espaço para colocar um verso (e também, é claro, a propaganda do parceiro). Se o resultado dele melhorou ou não, não tive oportunidade de parar para perguntar, mas que foi um belo jeito de criar sinergia (em ambientes inesperados), onde o lojista da papelaria precisava de mais visibilidade e o vendedor de melhorar sua embalagem.

Com certeza os dois ganharam com esta parceria:

Vendedor de balas no sinal


2) Seja criativo e use o bom humor;

Nossa vida ultimamente tem sido tão séria, com tantos problemas e muita correria, e, parar no sinal e se deparar com algumas das imagens abaixo, com certeza vai arrancar pelo menos um sorriso nosso, causando no cérebro uma sensação de bem estar e aumentando (imensamente) a propensão ao consumo (neste caso, a comprar as balinhas no sinal);

Obs. Nos próximos dias vou falar um pouco sobre Neuromarketing (como podemos "dar uma forcinha" para o cérebro do nosso cliente e fazer com que ele compre mais).




3) Ofereça opções ao seu cliente;

Vai oferecer algum produto? Já pensou em colocar uma segunda opção ao seu cliente? No caso abaixo, além de usar muito bom humor, o vendedor oferece duas opções, com e sem gás...

4) Pense em algo diferente, que ninguém pensou ainda;

E, se a ideia for boa, pode ter certeza de que muita gente vai copiar!! O vídeo abaixo é de uma pizzaria de Recife que arrumou uma forma brilhante de aumentar suas vendas, aproveitando o trânsito do sinal.

Ele encontrou, no caos, uma bela forma de sair da crise:



5) Seja diferente dos demais:

Se todo mundo faz alguma coisa do mesmo jeito, não queira fazer igual e esperar por resultados diferentes. A criatividade destes vendedores podem (e devem) nos inspirar a buscar ações diferenciadas, assim como deste vendedor de água e da vendedora de chup chup / bombons dos exemplos abaixo.

Não tenho os números... mas é certo que ele vendem bem mais do que seus concorrentes... 







Portanto, até mesmo as "operações" com baixíssima complexidade estão dando um jeito de se reinventar para se adaptarem à nova realidade.


E você, ainda tenta vender da mesma forma que vendia antes? O que tem feito de diferente para buscar novos (e melhores) resultados?


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